Semana de Direitos Humanos levou ações de cidadania para 07 cidades do Araripe


Gestores, profissionais das áreas de saúde e educação, estudantes e a população em geral do Sertão do Araripe receberam uma série de ações de cidadania e mutirão de serviços oferecidos pela Semana de Direitos Humanos. Debates e oficinas foram realizados no início da semana pelo Centro de Apoio às Vítimas de Violência – CEAV, Centro de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – CIAPPI e o Centro Estadual de Combate à Homofobia – CECH.
Na quarta, a programação se concentrou em Santa Filomena, Ouricuri e Santa Cruz, com atividades voltadas para a Atenção e Prevenção a Violência contra o Idoso. Durante as atividades foi apresentada a nova Superintendência da Pessoa Idosa, que vai permitir a ampliação das políticas públicas para pessoas a partir de 60 anos de idade, através do Planto de Atenção Integral à Pessoa Idosa.
Na quinta-feira, dia 20, foi realizado um mutirão de documentos em Santa Cruz, cidade incluída entre os municípios pernambucanos com menor IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. A população teve acesso a emissão de Carteiras de Identidade e de Trabalho, 2ª via de Certidões de Nascimento e Casamento, além de fotos 3×4.
A Semana de Direitos Humanos também contou com o Seminário Regional “Direitos Humanos e Democracia” no dia 21, e com a Feira de Cidadania, no sábado, 22, ambos em Araripina. A Feira de Cidadania aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Social e ofereceu para a população ações de vacinação contra HPV e distribuição de preservativos, panfletagem sobre violência doméstica, atendimento jurídico gratuito, oficina de reciclagem de lixo e corte de cabelo.

A exposição “Anistia e Democracia: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” esteve montada desde a segunda-feira (17) na Escola de Referência em Ensino Médio - EREM Josias Inojosa de Oliveira em Araripina.
O Seminário promoveu um grande debate sobre as ações desenvolvidas na área em Pernambuco, além de oferecer um intercâmbio de experiências com os municípios. A próxima Região beneficiada pelas Semanas de Direitos Humanos é o Agreste Meridional.
Em todo Estado - As Semanas de Direitos Humanos 2014 irão alcançar, até Setembro, as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco.  Em 2013, um total de 120 municípios, com 487 ações e 37.330 pessoas foram contempladas.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação
da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.

Marcadores: