Araripina tem o 4º trânsito mais violento do Brasil para os jovens

Três cidades do Sertão de PE entram no mapa da violência de trânsito

Três municípios do Sertão pernambucano entraram para o Mapa da Violência no Trânsito divulgado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. Os municípios que vivem essa problemática são Ouricuri, Parnamirim e Araripina. Os dados do Mapa da Violência são do ano de 2012, mas só foram divulgados neste ano de 2014.

Na cidade de Ouricuri não é difícil encontrar alguém que já sofreu um acidente de trânsito, ou que conheça quem passou pela mesma situação. “Já sofri acidente, conheço várias pessoas que sofreram e já presenciei muitos também”, afirma o mototaxista Alan Araújo.



O número elevado de acidentes colocaram Ouricuri no Mapa da Violência. Em 2012, a taxa de mortos no trânsito a cada 100 mil habitantes ficou em 61,1%. Isto deixou a cidade na 60ª posição entre os 100 municípios com o trânsito mais violento do país.

Em Parnamirim, a situação é ainda mais agravante em relação a Ouricuri. A cidade, que tem pouco mais de 20 mil habitantes, é a 6ª colocada no ranking. Em 2012, foram 21 mortes em consequência dos acidentes de trânsito.



Já em Araripina, o problema maior são os acidentes de trânsito que envolvem jovens com idades entre 15 e 29 anos. No ano de 2012, 11 jovens morreram no trânsito da cidade que tem o 4º trânsito mais violento do Brasil para a faixa etária.




Para a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Simiramis Queiro, a conscientização é uma das alternativas para melhorar a situação. “É importante que a gente se concientize e trabalhe com todas as esferas de governo federal, estadual e municipal, para que a gente tenha um trânsito mais seguro”, comentou Simiramis.

Roberto Gonçalves