CREA-PE INICIA, EM ARARIPINA, SEMANA DE INTENSO TRABALHO EM PARCERIA COM O CREA-PI


Aconteceu na noite da ultima terça-feira (17) na Câmara de Vereadores de Araripina, a Rodada de Palestras sobre a questão da água na Região do Araripe. Promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, a discussão veio à tona, em virtude da perfuração de poços que está sendo feita em Araripina para abastecer os canteiros de obra que estão instalados na cidade de Marcolandia (PI), que faz limite com o Estado de Pernambuco, onde esta sendo construído o Parque Eólico Chapada do Araripe.

Como a oferta hídrica da Região do Araripe já é deficitária, a preocupação é que, com a evasão da água que está sendo retirada do lençol freático pernambucano, o problema possa ficar ainda pior, causando o desabastecimento da população das cidades pernambucanas.

Para esclarecer algumas questões relativas ao assunto, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar convidou o vice-presidente do Crea-PE, geólogo Waldir Duarte Costa Filho para falar sobre “Águas Subterrâneas na Bacia Sedimentar do Araripe e o diretor da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), engenheiro civil, Marconi Azevedo, para falar sobre o “Panorama Climático no Semiárido e Outorga do Direito do Uso da Água”.

Além das considerações feitas pelos palestrantes com relação aos cuidados que devem ser tomados na exploração do nosso lençol freático, o presidente, após agradecer a participação dos dois convidados, fez um apelo. “Deixo aqui o meu pedido a Apac, extensivo ao CPRM, para que fiquemos todos atentos a essa questão tentando minimizar ao máximo os efeitos danosos que podem trazer para toda a população”, pediu Evandro Alencar.

Agradecendo a participação dos presentes e, mais uma vez, colocando o Crea-PE a serviço dos profissionais e da sociedade, o presidente disse da sua alegria em dar início a uma das promessas de campanha que é levar o Crea para perto de todos. “Sempre que pudermos estaremos aqui”, prometeu o presidente.

Estavam presentes ao evento, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Araripina, vereador Luciano Capitão, o presidente do Crea-PI, engenheiro Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, o secretário de infraestrutura de Araripina, Leonardo Batista, o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região do Araripe (Assengea), Jurandir Paes Landin, o chefe de Gabinete do Crea-PE, Joadson de Souza Santos, o gerente de Fiscalização do Crea-PE, Romildo Cavalcanti, os inspetores do Crea-PE em Araripina, Heleno Mendes Cordeiro, Sandra Cecília Antonino de Almeida, Albério Feitoza Calado e demais lideranças de Araripina e de municípios vizinhos, além de fiscais dos Creas de Pernambuco e do Piauí.

A segunda parte do evento que acontece até a quinta-feira (19), consiste na realização de uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), entre os Creas do Piauí e de Pernambuco. “Assim como estou procurando experiências exitosas em outros Creas, sobre diversas atividades, queremos partilhar a expertise do Crea-PI, que já vem executando fiscalização nesse tipo de empreendimento há bastante tempo”, disse o presidente Evandro Alencar, se referindo as obras de instalação de mais de 200 torres que já foram instaladas no Estado vizinho. A FPI está programada para ter início às 8h, desta quarta-feira (18) e contará com as presenças dos presidentes dos dois regionais, do vice-presidente, do chefe de Gabinete e do gerente de Fiscalização do Crea-PE, Waldir Duarte Costa Filho, Joadson de Souza Santos e Romildo Cavalcanti, respectivamente.

Do Parque Eólico, o grupo seguirá para a cidade de Picos (PI), onde acompanharão o trabalho de fiscalização dos agentes do Crea-PI, em outros empreendimentos.
Na quinta-feira, todos os integrantes da FPI participarão de um seminário sobre fiscalização, que será realizado pela equipe do Crea-PI.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE