Iniciada em 2006, ainda no
primeiro governo Lula (PT), a Transnordestina ainda precisa de R$ 3 bilhões
para ser concluída e pode só ficar pronta em 2018. Em maio, o governo federal
havia informado ao JC que a previsão era entregar as obras da ferrovia até
2017. O novo prazo foi apontado pelo presidente da Transnordestina Logística S.
A. (TLSA), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), em entrevista à Rádio
Jornal na manhã desta terça-feira (17).
Eu não seria honesto a
você afirmando (o prazo de conclusão) porque nos falta no planejamento do
financiamento algo numa razão de R$ 3 bilhões. Nesse instante estamos captando
parceiros e sócios. Nós até conversamos já muito detalhadamente com os chineses
para tentar mobilizar esses R$ 3 bilhões. Uma vez conseguido - e eu tenho
esperança de consegui-los em um ano mais ou menos - nós podemos ter a esperança
de concluir em 2018", afirmou.
Ouça a íntegra da
entrevista no site da Rádio Jornal.
Uma das maiores obras do
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Transnordestina é uma ferrovia
de 1.753 quilômetros que vai ligar a cidade de Eliseu Martins (PI), aos portos
de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará. Segundo Ciro, os trechos do Piauí e
do Ceará estão em ritmo acelerado, com as obras evoluindo entre 1 Km e 1,5 Km
ao dia. O trecho de Pernambuco, porém, enfrenta entraves.
"Em Pernambuco nós
temos alguns problemas de correção de projetos para uma adaptação dada à via em
função de uma ordem judicial em Custódia que suspendeu a obra da ferrovia por
conta de uma igreja. Apesar de a gente já ter construído uma igreja no local,
mas é uma ordem judicial. E o grande problema é a chegada no Porto de Suape,
que tem problema de desapropriação muito grande que não somos nós que fazermos.
Naturalmente quem faz é o governo", afirmou Ciro.
TRANSPOSIÇÃO - Ex-ministro
da Integração Nacional, Ciro Gomes também comentou a implantação da
Transposição do Rio São Francisco e confessou que muitas vezes fica irritado e
aborrecido com o andamento do projeto. Ele ressaltou, porém, que os eixos Leste
e Norte devem estar funcionando até o final do próximo ano. Ciro também disse
que o projeto inicial da Transposição já tinha concebido uma ligação com um rio
do Tocantins que não é necessária agora, mas que pode ajudar a alimentar os
canais. A hipótese tem sido comentada por causa da baixa no Lago de Sobradinho,
na Bahia.
"Nós já deixamos
concebida essa solução. Ela não é necessária agora. E ela vem numa razão
praticamente inesgotável através de um rio chamado de Rio Sombra. É uma grande
elevatória, tem um túnel, e essas águas do Tocantins chegam também ao São
Francisco. De maneira que o projeto de Integração do São Francisco, que são
esses dois eixos, vão continuar sendo úteis porque as águas do Tocantins quando
vierem, e certamente terão que ser feitas num futuro médio, essas águas usaram
a mesma estrutura do projeto São Francisco", disse.