Com greve marcada para começar amanhã (6), consumidores
devem ficar atento ao pagamento de faturas, boletos bancários e outros tipos de
cobrança. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, o Procon, de Araripina, no Sertão de Pernambuco, embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar as obrigações, a
empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que os pagamentos
sejam efetuados.
Para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e ter
o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a recomendação do Procon é
que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e
locais para pagamento, como internet, a sede da empresa, casas lotéricas,
código de barras para pagamento em caixas eletrônicos, dentre outros
O Procon orienta ainda que o consumidor documente esse
pedido, ou seja, guarde cópia de e-mail ou anote o número de protocolo de
atendimento, por exemplo. Assim, caso o fornecedor não atenda à tentativa de
quitar o débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao Procon.
Por Allyne Ribeiro