O médico Valmir Filho fala sobre a situação de Araripina e as coalizões políticas

Entrevista com o médico e pré-candidato a prefeito de Araripina, Valmir Filho. 

Sobre o Bairro José Martins

Valmir Filho: Na cidade de Araripina foi iniciada uma grande obra que “parecia” que resolveria vários problemas provocados pelas águas pluviais (águas das chuvas), mas a obra não foi finalizada. Não sabemos o motivo. O poder público não tem e ou não teve interesse e até mesmo capacidade de gerenciamento da obra, porque ela estava sendo implantada dentro de nossa cidade, então tem sim a participação do poder municipal, mas o que vemos é mais uma obra inacabada. Hoje os moradores do Bairro Zé Martins sofrem com a ingerência, com incapacidade técnica dos órgãos municipais, com a falta de respeito pelos seres humanos atingidos pelas enchentes toda vez que chove naquele bairro. A solução é convocar uma bancada de engenheiros e conforme apresentado o melhor projeto, executá-lo antes que as enchentes provoquem maiores prejuízos.

O que pensa o vice-governador sobre a Operação Paradise e a situação atual do Município?

Valmir Filho: O Vice-Governador Raul Henry, é realmente um “vice” atuante na área política. Em nossas conversas abordamos vários assuntos, mas principalmente sobre a situação política no nosso município, porém na última reunião mostrou-se preocupadíssimo com a situação administrativa do município, na condição de vice-governador. Entregamos uma pauta de reivindicações para que ele sensibilize o governador e o mesmo venha atender nossos pedidos. Nesta pauta solicitamos o envio de uma Patrulha Mecanizada para realizar serviços de reparos nas estradas vicinais, reparação em paredes de açudes e barragens, preparação de barreiros, limpeza nas vazantes e tomadas d’água, aração e preparação de terras para o plantio, Caminhões-Pipas, Perfuração de poços rasos e profundos etc... Sobre os desmantelos que estão sendo praticados em nosso município, acreditamos que o governador já é sabedor, porém ele não pode intervir no município até que se apure o crime de responsabilidade e que o poder judiciário condene o executor, temos que cumprir a LEI e a Constituição. A Operação Paradise até onde estou sabendo, a Polícia Federal já encerrou a fase do Inquérito Policial, os próximos passos terão seus procedimentos na esfera judicial, e isso, como sabemos demanda tempo para que se chegue a um veredicto condenando e ou absolvendo os réus denunciados. Uma pergunta gostaria que fosse respondida para o povo de Araripina, “Se não há irregularidade nas obras envolvidas na Operação Paradise, por que até hoje estão PARALISADAS?

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os nossos hospitais

Valmir Filho: Não somos contra a implantação de investimentos que venham beneficiar a população de nosso município. Somos contra investimentos mal planejados e que têm a conotação eleitoreira, como no caso está sendo a nossa UPA. Há quanto tempo está sendo construída? Quanto está custando aos cofres públicos? Quanto o município terá que pagar (mensalmente) para manter seu funcionamento? Mesmo porque já temos conhecimento de que vários municípios foram contemplados com as instalações das UPA’s, com Unidades Hospitalares, no entanto as dificuldades aumentaram, porque não têm condições de manter um funcionamento adequado para atender seus usuários. É uma questão de honra mostrar uma administração que atenda aos anseios da nossa população. Temos também projetos para reformular os convênios com as unidades hospitalares já existentes em nosso município, citamos como exemplo o Hospital e Maternidade Santa Maria-HMSM, Casa de Saúde São José assim como os vários Laboratórios Biomédicos que contribuem com seus serviços ao nosso povo. Mais, para fazer essas e outras reformas é necessário primeiro readequar as finanças do município, priorizar a SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, porque estes são os fatores fundamentais para um bem estar social.

Composição de chapa para a disputa majoritária do grupo        

Valmir Filho: Até o momento não houve abordagem nesse sentido. Nosso grupo trabalha com o intuito de crescimento, de conquista, de novas adesões, de fazer entender nossos reais objetivos. Então aquele cidadão ou cidadã, ou até mesmo um grupo de pessoas, que pretenda dar sua contribuição na construção de uma nova forma de governar nosso município, será recebido com portas e braços abertos. 

Quantos candidatos o senhor acredita que vão ser lançados no Município para as eleições de 2016?

Valmir Filho: Não estamos nos preocupando com a quantidade de candidatos que vão disputar o pleito. Nossa preocupação é com a qualidade, capacidade de administrar, seriedade ao resolver problemas e agir com moral e credibilidade diante de todas as situações adversas que a vida nos reserva no dia a dia de uma administração. Todos os candidatos que se apresentarem vão tentar se mostrar capaz, sérios, moralistas. Isto é democracia. Muitos vão por máscaras de bons candidatos no intuito de enganar o eleitor, mas acreditamos que nosso povo não irá, mais uma vez cair no laço das promessas mirabolantes, em santo salvador, em formula mágica de administrar, novo rumo. Até agora estamos vendo que o município de Araripina está igual á empresa falida que para enganar o consumidor bota uma faixa “SOB NOVA ADMINISTRAÇÃO”, quando na verdade não muda nada.

A quem diga que com Socorro (Pimentel) na disputa a eleição torna a vida dos adversários mais difíceis?

Valmir Filho: Nosso grupo acredita que quando nos propusemos a enfrentar uma campanha eleitoral, não nos cabe escolher candidatos adversários. Escolhemos dentro do grupo a pessoa com mais condições política, pessoa com um perfil que se encaixe e que comungue com os anseios da maioria e a partir dessa escolha vamos trabalhar em prol de uma candidatura vitoriosa, passando para o povo a credibilidade deste candidato, juntamente com um Plano de Ação que será implantado no município caso venhamos ser eleito. Esse projeto já está sendo elaborado, aliás está quase pronto, faltando apenas retoques finais e até poderá ser utilizado pela Câmara Municipal de Vereadores para pautar a construção de uma LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL que beneficie a todos e não priorize apenas os interesses de pequenos grupos, porque votou no candidato “A” “B” ou “C” que venha ser eleito. 

Rompimento tardio com o prefeito não vai atrapalhar seus planos para uma disputa à prefeitura?

Valmir Filho: Um homem sério também tem que ter a dignidade e humildade de mudar sua opinião, desde que se convença de que está trilhando pelos caminhos errados e poderá ou não permanecer neste caminho até esgotar todos os seus argumentos para salvar seus companheiros. Foi realmente o que aconteceu.  Permanecemos junto ao atual prefeito até termos a certeza de que sua administração não tinha mais conserto. No primeiro ano de mandato ficamos a observar a forma de governo implantada por ele. No segundo ano notamos algumas falhas e tentamos ajudar nas soluções dos problemas, mas nossas opiniões nunca foram colocadas em prática. Notamos que houve mais interesse na preparação de candidato e condução de campanha nas eleições de 2014, do que solucionar os problemas que vinham se acumulando durante os anos 2013/2014 da gestão atual. Portanto, no ano de 2015 compreendemos que seria o ano da reconstrução, com a uma administração séria voltada a resolver os problemas que atingem nosso povo, mas o que presenciamos foi uma mesmice, piorando ainda mais a situação em relação aos anos anteriores, e que estávamos sendo “levados no bico” como diz o ditado popular. Daí resolvemos nos afastar, pois não havia mais condições de permanecermos juntos, para dar sustentação a uma administração que atualmente é rotulada de medíocre, cheias de mentiras, cheia de falcatruas, nociva para nosso município.  
         
O senhor pretende lançar um Plano de Governo?

Dr. Valmir Filho: Estamos elaborando um Plano de Ação Governamental. Nele serão diagnosticadas as prioridades em cada microrregião e qual a forma mais rápida que estas ações chegarão a estas localidades. Este plano servirá para mapearmos as prioridades do município como um todo. Acreditamos que ele irá ajudar muito na elaboração da nova LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, pois acreditamos que os pilares de um bem estar social para toda população são lineados em uma SAÚDE PREDITIVA E PREVENTIVA, EDUCAÇÃO DIRIGIDA E ASSISTIDA, SEGURANÇA OSTENSIVA E INTENSIVA. O cidadão ou cidadã com boa saúde tem mais disposição para o trabalho, o cidadão ou cidadã com estudo tem melhores salários, o povo que tem segurança curte mais seu lazer e assim recarrega suas energias para enfrentar a labuta do dia a dia.

Da Sua Assessoria de Comunicação

Marcadores: , ,