Vice-prefeito de Bodocó e mães de alunos denunciam falta de transporte escolar e descaso com a educação


Mães de alunos da Região do Sertão em Bodocó, no Sertão de Pernambuco, junto com o vice-prefeito Zé Jacó procuraram mais uma vez a justiça pedindo providências quanto à falta de transporte escolar. De acordo com as mães que estavam presentes, o problema acontece desde o início do semestre letivo, e os alunos já estão prejudicados quanto ao ensino. Zé Jacó disse que este é um dos casos mais graves da atual gestão e que  esta, já era a terceira vez que ele trazia à justiça.

Jacó também pediu informações sobre outras ações que impetrou, inclusive sobre a falta de merenda escolar e falta de pagamento à funcionários e possíveis desvios de verbas.  As ações impetradas por Jacó estão sob investigação e o prefeito deverá responder de alguma forma ou comprovar inocência.

Os estudantes rurais do município estão decepcionados e desmotivados, pois acreditam que este ano de 2016 será perdido quanto ao aproveitamento escolar. As mães dos alunos disseram ao Promotor, Dr. Thiago da Cunha que o ônibus passa, no máximo de duas a três vezes por semana e comprovaram, através de boletins que já tem alunos com quase 50 faltas, portanto já reprovados. Além dessas consequências, alguns alunos não puderam participar dos jogos escolares porque estavam com excesso de faltas, mesmo isso tendo sido causado por falta do transporte. Tudo isso causa tristeza e desmotivação aos estudantes que estão em casa querendo ir à aula e não podem. Relata as mães.

O Prefeito Danilo Rodrigues prejudica a classe estudantil rural de Bodocó e tenta fazer economias as custas dos jovens, tirando-lhe o direito de estudar. A proposta do prefeito na “regularização” das linhas do transporte escolar foi substituir três a cinco linhas por um ônibus carcaça que vive quebrando ou incendiando, causando prejuízo e falta de segurança aos jovens.  As linhas antigas feitas pelo transporte “irregular” (Pau-de-arara) funcionavam melhor em outras gestões, mas nesta administração, também já estavam com problemas, pois o prefeito não fazia os pagamentos em dia e alguns continuam até hoje com até cinco meses sem receber, e provavelmente não receberão.

Zé Jacó denunciou também que em Cacimba Nova e Feitoria os pais estão pagando transporte escolar particular e que, portanto, o Prefeito está cometendo crime, pois transporte público é lei.  A reclamação das mães foi encaminhada, e o promotor, prometeu agilizar o caso. Dr. Thiago atende, além de Bodocó mais duas cidades, mas disse pedir urgência quanto a este problema. Zé Jacó denunciou também a falta de segurança dos ônibus que vive pegando fogo, quebrando barra de direção entre outros problemas.  As mães também reclamaram que sentem falta de uma Câmara de vereadores mais fiscalizadora e que defenda a população. “O Caso do Transporte escolar em Bodocó já passou dos limites e precisa de ações mais severas, caso contrário a juventude rural perderá o ano, tendo assim enorme prejuízo na vida estudantil”, finaliza Jacó, que pede ao Promotor um olhar de cuidado e carinho para com a juventude rural do município.

Por Lucimar Lima – Bodocó 

Marcadores: , ,