A DISPUTA EM ARARIPINA VAI SER POLARIZADA OU REALMENTE SERÃO HOMOLOGADAS QUATROS CANDIDATURAS?

O prazo que antecede as convenções partidárias que se estende do dia 20 de julho e vai até o dia 05 de agosto, tem sido a bandeja para os especuladores na cidade – e, principalmente, para os portais noticiosos.


Primeiro se especulou que o ex-prefeito e ex-deputado Bringel havia recebido uma proposta irrecusável para se aliar novamente, ou voltar como queiram, ao grupo do prefeito, compondo uma chapa que incluiria o seu filho Bringel Filho na majoritária com Tião do Gesso. Bringel desmentiu e até agora provou que será fiel ao pré-candidato Raimundo Pimentel.

Depois veio a história do FRENTÃO, em que os três pré-candidatos da base de partidos aliados da Frente Popular, que apoiou Paulo Câmara para governador em 2014 foram convidados para articular com o Secretário da Casa Civil – Antônio Figueira, uma possível união para derrotar o ainda pré-candidato da Oposição Pimentel. Por enquanto os três seguem firmes na corrida para tentar homologar suas candidaturas solos no prazo permitido por lei.

Outra nova conversa vira debate em todos os pontos de aglomerações da cidade e agora a bola da vez é o ex-prefeito Lula Sampaio. Sampaio decidiu se engajar na pré-campanha do pré-candidato a prefeito Valmir Filho (PMDB) e declarou o seu apoio publicamente. A estratégia também incluiu nas decisões da “família e de amigos” promover a pré-candidatura de Camila Sampaio para uma disputa ao legislativo municipal. O que Sampaio não contava era que o presidente do partido ao qual sua filha está filiada, se acomodaria novamente no grupo do prefeito – e, não preciso contar a história do PHS em Araripina, nem para me alongar, e também porque não nos interessa. Sampaio por enquanto continua com Filho.

A próxima tacada que sempre associa os conchavos e os acordos com o nome encabeçado pelo pré-candidato Tião do Gesso (que seria naturalmente indicação do prefeito Alexandre Arraes), é que o Partido Progressista não dará a legenda para o pré-candidato Aluízio Coelho registrar sua candidatura e que assim selaria um negocião para que Coelho se contentasse com uma vice na chapa majoritária com Tião. Coelho disse que não abre nem para o trem e vai ser sim candidato. As más-línguas dizem que tudo ainda pode estar encaminhado nesse enlace e os comentários rolam soltos em torno de um calçamento providencial que está sendo concluído ali no Canal São Pedro (ver fotos), e que o beneficiário direto é Zé Torres do CREDTORRES, pré-candidato a vice na Chapa com Aluízio. Seguindo o raciocínio das oitivas, muita gente acredita que aqueles que abandonaram o barco do prefeito como, Tico de Roberto, Silvano do Morais, Walmir Bezerra, continuam ligados à gestão municipal.

De repente estamos aqui também seguindo as diversas sondagens das rodas de bate papo político, e outra história surge de que Valmir Filho irá desistir para ser vice de Tião do Gesso. As promessas de que isso poderia muito bem acontecer seria a prova de que as pesquisas internas sempre indicam Filho em um patamar abaixo do esperado e que, o governo do Estado estaria monitorando todas as estatísticas para bater o martelo, já que na capital o mentor principal do PMDB em Pernambuco – Jarbas Vasconcelos, também declarou apoio ao candidato Geraldo Júlio (PSB), e isso pode acender uma luz vermelha nas decisões das alianças em Araripina.

Mas antes que cheguem as convenções que terminam no dia 05 de agosto, a última e quente notícia também se espalhou e sempre coloca o nome de Tião do Gesso, pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade como protagonista da história ou estória. Roberta Arraes, atual Assessora Especial do Governo na Região do Araripe, suplente de deputado, faria o par, talvez muito desejado pelos militantes “laranjas”, com Tião. Seria o par perfeito se a relação civil de parentesco e o efeito na inelegibilidade não tivessem restrições.

Trata-se de situações onde o cidadão, mesmo sendo elegível, não poderá concorrer a eleições, ou seja, preenche todos os requisitos de elegibilidade, mas incide em algum ato tipificado no art. 14, §§ 5º ao 8º da CF.
 
Art. 14. (...)
§ 7º. São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

O § 7º do artigo 14 da Constituição torna parentes dos chefes do executivo inelegíveis para concorrerem a eleições na mesma jurisdição

Faltando pouco mais de 15 dias para as decisões que comporão as chapas majoritárias, os falatórios, as conversas que sempre mesclam os partidários em um pluralismo democrático, que também sai do tom, as divergências, as convergências que atraíram os adeptos para discutir as pré-campanhas, agora tomam forma para um novo ciclo que começa, esse ciclo, agora decisivo e que, provará quem realmente tomará a decisão final de colocar o nome para aprovação popular. O dia “D” ainda não é dia 05 de agosto quando se encerram as convenções partidárias, mas dia 15 de agosto, quando realmente, o pré-candidato sai de uma incerteza para uma certeza.

Me permitam acrescentar: com três palanques formados em Araripina, o governador tem uma boa desculpa para não aparecer por aqui, para não se deparar com uma cidade destruída por uma gestão do seu partido. A não ser que ele nem vislumbre um olhar periférico para 2018, ou que compactue com a situação.


E vamos em frente, desejando muita sorte para a nossa amada e abandonada Araripina.


Fotos calçamento Canal São Pedro


Por Everaldo Paixão - Blog do Paixão 

Marcadores: