OS BASTIDORES DA POLÍTICA

Foto Rafael Diniz
O vereador Tico de Roberto (PRB) se definiu quem vai apoiar para candidato a prefeito em Araripina nas eleições de 2016. O anúncio foi feito na sexta-feira, 17, em uma emissora de rádio local com a presença do pré-candidato e médico Aluízio Coelho (PP) e dos seus correligionários, com exceção de alguns que não concordam com a decisão de Coelho de aceitar um remanescente do grupo do prefeito na base de apoio de sua candidatura. A decisão pode afastar alguns pré-candidatos a vereador do grupo do médico, mas ele conta com a musculatura política dos que chegam para somar e agregar força para fortalecer ainda mais o seu nome na corrida municipal.

A FAMÍLIA LAGE REFORÇA A PRÉ-CANDIDATURA DE VALMIR 
FILHO

Foto Ivo
Reunidos no dia 03 de junho de 2016 também em uma emissora de rádio local, irmãos, primos, o pré-candidato a prefeito Valmir Filho, o ex-prefeito Valmir Lacerda, a ex-prefeita Dionéia Lacerda, pré-candidatos a vereador, amigos e correligionários, a Família Lage finalmente “decidiu” romper os laços com a atual gestão municipal.

O anúncio de apoio a Filho trouxe muitos depoimentos da Família Lage e tradicionalmente falando os nomes que são mais notoriamente conhecidos da população, Airton e Dr. Alexandre Lage, seriam naquele momento os depoimentos mais esperados por aqueles que estavam atentos ao anúncio público, esperando também, que eles enfatizassem a atual gestão e a decisão que levou Valmir Filho a romper com o atual prefeito. Não aconteceu.

Para Alexandre Lage a escolha que a família fez, é uma opção que olha para o futuro. Que não existe rompimento familiar (se referindo ao prefeito), mas de forma indignada, lembrou que em nenhum momento a família foi consultada nas últimas opções políticas feitas pelo prefeito e que não houve um compromisso em ouvi-los. Já Airton Lage foi enfático em afirmar que o prefeito tem que estar presente nos problemas da cidade (?) junto com as comunidades, ouvindo e se fazendo ouvir. Ele garante que com a entrevista da Família Lage, a população vai começar a refletir e a olhar para o futuro.


A DIFÍCIL MISSÃO DE CONDUZIR A POLÍTICA


Os homens da cota especial do ex-governador Eduardo Campos (PSB) ocupam, atualmente, cargos estratégicos nas gestões socialistas em Pernambuco, tanto no governo do Estado, quanto na Prefeitura do Recife: a articulação política. Naturalmente, a função é alvo de críticas, visto que as negativas são constantes. Porém, a falta de diálogo da dupla têm amplificado as queixas principalmente contra o Secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, que existem desde o início da gestão Paulo Câmara (PSB) e voltaram a se intensificar recentemente. As queixas feitas por deputados estaduais e, sobretudo, prefeitos são no sentido de que o auxiliar do governador é muito duro nas respostas dos pleitos apresentados no Palácio do Campo das Princesas. Para muitos a regra é muito básica: é preciso cativar as lideranças políticas para a Frente Popular não se esfacelar a caminho de 2018. Eduardo Campos sabia fazer isso muito bem, nem que fosse na base da chibata.


É AGORA EM 30 DE JUNHO?



A espera deve virar realidade ou frustração para a primeira dama do Município de Araripina e Assessora Especial do Governo do Estado – Roberta Arraes (PSB) suplente de deputado. Dia 25 de fevereiro deste ano, no Fórum de Educação no Trânsito, que aconteceu no Auditório Charles Luciano, em Araripina,PE, a todo momento um colaborador da gestão Municipal avisava a presença da primeira dama e anunciava a ilustre com a futura deputada do Araripe. Houve até um momento de “aplausos” ovacionados por uma pequena plateia de secretários municipais, inclusive um deles, Breno Ramos, não ocupa mais o cargo e hoje acompanha o pré-candidato e vice-prefeito Valmir Filho, que é adversário político do prefeito e da dama.

Para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, a primeira dama precisa torcer para que o governador Paulo Câmara, convoque um ou dois dos deputados da base aliada ou da coligação, para o seu secretariado. Como em 25 de maio Câmara mexeu em seu secretariado e houve uma debandada dos aliados do PSDB e do DEM, essa seria a hora para que a possibilidade de Roberta assumir a tão cobiçada cadeira na ALEPE fosse concretizada.

Os fogos de artifícios e a festa de arromba já estão preparados para comemorar. Os araripinenses por enquanto não tem nada que festejar se caso isso venha a acontecer. A única coisa que os araripinenses têm a fazer é só lamentar.


Valmir Bezerra, Eliss e Camilla Sampaio


Três pré-candidatos ligados por laços familiares que alimenta ainda mais a gana de eleger um, ou dois (nas previsões do ex-vereador Boba Sampaio) para Câmara de Vereadores. Valmir Bezerra é casado com a irmã de Eliss, que é esposa de Boba, que é tio de Camilla Sampaio. É um emaranhado que só podemos entender nessa política de boa vizinhança que foi deliberada para respaldar as estratégias das velhas raposas da nossa política local.

ALUÍZIO? VICE DE TIÃO? 


Tem sido um dos comentários que circulam nas rodas de conversas em Araripina. A ideia surge através dos seguintes fatos:
·        O ex-prefeito e empresário Valdeir Batista continua mantendo boas relações políticas com o prefeito de Araripina, inclusive dois dos seus radialistas, são árduos defensores da gestão municipal e a emissora voltou a propagar as ações do governo Municipal;
·        O vereador Tico de Roberto vem para o grupo de Aluízio Coelho como ponte para o negócio e o próprio Divanágoras Holanda que era cogitado para ser o vice com Coelho, sempre aparece feliz nos eventos do Governo Municipal.

Matéria de O Grande Jornal do mês de Junho

Marcadores: ,