TV alemã mostrará riquezas da Serra da Capivara a 15 milhões de europeus


A origem do homem das Américas atraiu a maior TV Pública da Alemanha para o Parque Nacional da Serra da Capivara, a ZDF. Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Alemanha, juntamente com cinegrafistas e jornalistas, está há mais de 10 dias no Sudoeste do Piauí realizando gravações para a série popular “Terra X”. Parte da equipe responsável pelo documentário será recebida, nesta quinta-feira (21), às 17h, pelo governador Wellington Dias, no Palácio de Karnak.

Nesse período, os profissionais da TV alemã já filmaram nos municípios de João Costa, Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti e São João do Piauí, que contam com sítios arqueológicos e pré-históricos.

Os vestígios humanos cadastrados em 912 sítios, dos quais 657 apresentam pinturas rupestres, encantaram a equipe alemã. Os monumentos geológicos e as formações vegetais do Sítio do Boqueirão da Pedra Furada, onde foram feitas as primeiras escavações e as datações sobre o homem pré-histórico, foram os primeiros a serem captados pelas lentes das câmaras e drones, sob a direção do renomado produtor cinematográfico Peter Prestel.


Ele fala das impressões dos lugares por onde a equipe já passou e não poupa adjetivos ao contemplar a natureza do parque. “É muito importante destacar que a natureza é bonita, bela e espetacular. Porém, o que é especial aqui é a natureza intocada, a forma de ver a natureza sem interferências. É ver, por exemplo, que não existem cabos de energia. Então, isso é uma coisa espetacular de fazer filme”, disse Peter, acrescentando que a ideia do filme é mostrar uma paisagem original, intocada, autêntica, “onde podemos sentir o que as pessoas neolíticas com certeza sentiram bem”. Leia mais>>>

Marcadores: